Dienstag, 8. Mai 2012

Trilha sonora da faxina ou a globalização do brega

  São vários os sinais de que vc não está mais vivendo no seu país a muito tempo, um deles é que a moda que rola no Brasil não faz parte do seu dia-a-dia. Quem esta fora tem sempre a ideia de que as coisas não mudam, que tudo continua como na sua infancia ou no tempo distante perdido na sua memória. Infelizmente ou em alguns casos ou felizmente as coisas mudam e MUITO.

E tem uma coisa que muita gente deve lembrar, era quando a sua empregada domestica/ faxineira/ ajudante do lar tinha um radinho e ouvia Amado Batista, Wando entre outros cantores.

Era música das domesticas sim e dai? Claro que elas também são muito diferentes: tem as do forro, as do pagodinho e as do sertanejo.

Na verdade isso só existe na minha cabeça. Nada mais é assim.

Pelo jeito, em algum lugar haviam dois sujeitos que acharam que poderiam ganhar dinheiro sem fazer muita força, e resolveram ter uma ideia brilhante.. porque a gente não põe um nome novo no brega, e vende pro povo que se acha? Ahhh que grande sacada.. e dai virou assim forro universitário, pagode universitário, sertanejo universitário. Alguem me explica, porque é que se vc gosta do sertanejo, ele precisa ser universitário?? É pra vc não se sentir ouvindo a mesma música que o porteiro, o carro de pamonha, o gari ou a sua empregada? Música que precisa de universitário no nome não pode ser boa.. de verdade!

Ok, vamos tentar de outra forma.. talvez pode ser, porque as letras sejam agora melhores.. mais elaboradas. O Mundão sertanejo renovado por exemplo, mas gente nem é por ai.

Porque alguem tem um programa de computador com (estou sendo generosa hein) 500 palavras e ele mistura tudo e sai sempre uma letra novinha pra outra musica. Duvida?

Agora por exemplo eles acabaram de atualizar o programa com a palavra “balada”, que era, antigamente pra quem ia se jogar na noite.. era chique, mas agora qualquer quermesse é balada amiga.

E todos os sertanejos tem estar na balada. Michel Telo, Gustavo Lima, Fernando e Sorocaba entre outros.

A qualidade dos textos melhorou? Piorou.. porque agora.. vc nem precisa ter um texto.. eu provo,olha que poetico:

„tchê, tchêrere tchê tchê, tchê, tchêrere tchê tchê“

„eu sei fazer o lê, lê, lê , lê, lê, lê, lê“

„eu quero tchu, eu quero tchá, eu quero tchu tchá tchu tchu tchá“

Então pra que o universitário?

Na verdade a gente nem precisa estar tão em contato com o Brasil pra saber dessas coisas… porque o Michel Telo ficou em 1 lugar aqui na Suiça.. por muitas semanas.. Nossa.. ai se eu te pego! Até show dele teve. Não fui mais ouvi dizer que estava lotado.

Uma conhecida aqui do meu trabalho me disse, que ela adora ouvir o cd do Michel Telo pra fazer faxina. Apesar do marido dizer pra ela é muito brega. Eu fiquei meio sem jeito de perguntar, se ouvindo cd, ela faz o serviço mais rapido pra não ter que ouvir o cd de novo. Ou se ela gosta mesmo. O que me deixa um pouco pensativa é que não tem outra coisa pra ouvir na sua faxina? A minha tem No Doubt essa semana.. mas pode ter qualquer coisa, de acordo com a motivação.

Se vc gosta, bom pra vc.. e como diria o filosofo Gustavo Lima:”vem que o brega é bom”.

Gosto não se discute.

E olha que eu consegui escrever esse post inteiro sem tocar no nome do Luan Santana… pra não criar mais polemica.

Beijo.

1 Kommentar:

  1. KKKKKKKKKKKK de vdd estou rindo mto com esse post.
    Tbem sempre me perguntei pq sertanejo ou qlqr outro genero universitario?? Se nem os cantores fizeram uma universidade né...rs
    Tai um post bem escrito.
    Bjão

    AntwortenLöschen